Bom dia queridos leitores.
Impossível não escrever sobre o que aconteceu no Brasil ontem, dia 17/06. Como esse blog foi feito para compartilhar meus pensamentos fora do mercado financeiro, vai servir também para mostrar meu total apoio às manifestações que se sucederam em São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Belém, entre outras cidades do Brasil. Até no exterior houve grupos de brasileiros que se uniram em apoio aos compatriotas aqui.
Antes de começar a falar disso, é importante dizer que sou completamente contra todo e qualquer ato de vandalismo. Isso só faz com que a razão se perca e os motivos de protesto sejam anulados. Mais um motivo para parabenizar as manifestações, principalmente em São Paulo que acompanhei de perto e posso dizer que fiquei de fato emocionada e muito orgulhosa.
Voltando ao dia de ontem, está entre as coisas mais lindas que eu já vi. Desde 1992 que não havia uma mobilização nacional deste tamanho. Há muitos dizendo que não há reivindicação concreta e que sem isso não temos motivos para sair às ruas. Eu discordo. Isso que aconteceu ontem é o primeiro grito, aquele mais alto e forte que estava há muito tempo entalado em nossas gargantas. É o primeiro passo para sairmos do conforto de nossas casas e expor todo o nosso descontentamento com tudo de errado que acontece no Brasil (e que não é de hoje). Não há um foco ainda objetivo porque TUDO está errado. Não temos transporte de qualidade, acesso à educação para todos, saúde, sem falar na corrupção e roubalheira que nos é esfregada na cara quase que diariamente. É lindo ver a mudança de atitude da população, principalmente aquela que é esclarecida e teve acesso a tudo que nos falta e deveria ser provido pelo governo, esses são justamente os que devem estar nas ruas lutando por uma qualidade de vida melhor para todos. Vamos nos fazer ser ouvidos!
Estou arrepiada até agora, após ver tantas pessoas juntas, gritando por um Brasil melhor, cantando o hino nacional em plena Av. Paulista, lotando o entorno do Congresso Nacional em Brasília.. enfim, mostrando a cara e tentando dizer: BASTA! Cansamos de pagar altos impostos sem ter contrapartida.
Ao mesmo tempo, estou em choque com as pessoas que acham que isso é só uma bagunça, que não tem representatividade. Gente, acordem! Estamos finalmente tomando alguma atitude para mudar o Brasil! O primeiro grito foi dado e agora é hora de organizarmos os pedidos para que esse ato não tenha sido em vão. No próximo sábado terá um protesto contra a PEC 37 no Masp, e eu estarei lá. Confesso que antes era inimaginável eu ter essa atitude, mas assim como resto do Brasil, acordei de um sonho, ou melhor, de um pesadelo que parecia que não tinha saída. Chega de conformismo. Reclamar e não se tomar nenhuma providência é fácil, é cômodo, é triste!
Lembro que países que hoje são considerados desenvolvidos tiveram grande influência de manifestações públicas, que foram determinantes para o que são hoje. Não há ato mais democrático que o protesto, desde que pacífico, como aconteceu ontem em São Paulo. A revolução começa em nós mesmos e ganha o poder no coletivo, com tantas pessoas ao mesmo tempo!!
Brasileiros queridos, não desanimem. Vamos continuar em frente. A nossa voz tem que ser ouvida e os propósitos não podem ser esquecidos. Estou orgulhosa de nós, estou feliz de estar vivendo pra ver essa história ser escrita! Não se esqueçam de manter esse protesto no momento mais oportuno, quando chegarem as eleições em Outubro do Ano que vem! Tudo começa pelo voto e continua com a mudança de atitude de nós mesmo em relação à cidadania, direitos e obrigações. Também não adianta votar e não cobrar mudanças e acomapanhar o que está sendo feito, seja deputado, prefeito, governador, senador e claro, presidente de república. Lembrem-se desse dia!
Parabéns a todos que apoiam! Vocês podem representar a mudança que todos nós precisamos, inclusive para aqueles que são contra. Eles ainda vão agradecer.