quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A cidade do Sol

Leitores,

Hoje vim falar sobre o livro "A Cidade do Sol", de Khaled Housseini, o mesmo autor de "O Caçador de
Pipas".

Khaled nasceu do Afeganistão, mas mora desde 1980 nos EUA. É um hábil contador de histórias, tendo neste livro o Afeganistão como pano de fundo, assim com em seu primeiro.

Ele começa contando a história de uma menina, Mariam, filha de um rico empresário com uma das empregadas da casa, e por esse detalhe acaba por morar em um casebre distante de Cabul, longe das vistas de toda a sociedade.

Mariam tem pelo pai uma admiração tamanha, espera sempre que ele chegue para poderem brincar, mesmo com todas as considerações lamentosas de sua mãe a respeito dele.

A vida reserva algumas surpresas para a jovem Mariam e no futuro, quando já mais velha e com cicatrizes deixadas pela vida, cruzará com a menina Laila, bastante inteligente e, ao contrário da maioria, é incentivada pelo seu pai a estudar. Infelizmente com a guerra iminente na região, sua vida também toma rumos diferentes do que espera e junto com Mariam irá enfrentar os desgostos de se viver em uma guerra, das mortes sem sentido, das vidas desperdiçadas e, por serem mulheres, terem tantas diferenciações.

O livro retrata bem o que o Afeganistão sofreu por conta de alterações políticas, o sofrimento do povo com tantas guerras, o êxodo da população rumo ao Paquistão e Irã, a influência dos grupos radicais e a diferença de costumes e religião.

Um livro para ler, amar e refletir.

Até a próxima!