quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Biomassa de Banana: Você vai gostar!

Olá leitores lindchos do meu cuore!

Vou falar hoje da Biomassa de Banana Verde, que conheci através do meu Nutricionista esportivo, Dr. Humberto Nicastro, que aliás, é meu colega de escola desde 1998... rs... Comecei a me consultar com ele justamente porque sua especialidade é melhorar o desempenho de lutadores e, como eu pratico várias lutas além de musculação e pilates, achei que seria uma boa ter uma forma diferente de tocar a dieta e sair do famigerado efeito plateau que me encontrava, além de melhorar o desempenho nas atividades que gosto mais.

Além de várias outras mudanças na dieta, ele me indicou fazer um suco detox pela manhã utilizando a tal da biomassa de banana verde. Antes de acharem que é algo que é utilizado só pela modinha da ocasião, saibam que existem diversos estudos científicos a respeito dela e vários bons motivos para incluí-la no cardápio.

Dá um pouquinho de trabalho de preparar, mas nada absurdo... além disso ela dura uns 4 meses congelada, então dá pra fazer várias porções e ir tirando conforme o seu uso. Aliás, preguiça e bem estar não combinam né?

Antes de ensinar como se faz, voltemos às propriedades dela. A banana quando ainda verde, sem amadurecer, apresenta alto conteúdo de amido resistente. O benefício deste amido é similar ao das fibras alimentares, já que não é digerido e passa ao intestino delgado, sendo fermentado pelo intestino grosso e assim, produzindo substâncias que servirão como energia para bactérias benéficas ao nosso conjunto intestinal, responsável pela adequada absorção dos nutrientes e também do bloqueio de entrada de substâncias prejudiciais. Dessa forma, o consumo rotineiro da banana nesse estado tem como objetivo o auxílio do trânsito intestinal, atuação na prevenção de diarréias e constipações e até mesmo no câncer de intestino.

Não tem gosto de nada e pode ser usada
em várias receitas sem alterar o sabor!
Além de tudo, pelo fato de ser um alimento de índice glicêmico baixo, mantém os níveis de glicose do sangue controlados, o que ajuda a prevenir a diabetes e o acúmulo de gordura corporal. Dá mais saciedade justamente porque é um alimento de digestão mais lenta, além de ajudar na redução do colesterol. Quer mais ou tá bom?

Além da biomassa, é possível também fazer a farinha da banana, usada para substituir a farinha de trigo, principalmente para diminuir o teor calórico e a ingestão de glúten em diversas receitas.

Bom, vamos então à receita da biomassa:

Compre um cacho de bananas nanicas bem verdes, lave uma a uma com água e sabão usando uma esponja. Ferva água suficiente para que caibam todas as bananas, já em uma panela de pressão. Com á água fervente, coloque as bananas na panela (para causar choque térmico) e tampe. Coloque 20 minutos no timer, sendo que os primeiros 8 minutos o fogo deverá estar ligado no máximo. Quando der os 8 minutos, desligue o fogo e deixe cozinhar na água até terminar os 20 minutos, que deverão ser correspondentes à saída de toda a pressão. Se ainda faltar pra sair, deixe o processo terminar naturalmente, sem colocar a panela embaixo da água, por exemplo.

Após esse processo, retire a polpa da banana da casca e esta, ainda quente, deverá ser processada no liquidificador, aos poucos. Tome cuidado para não danificar o aparelho por causa do calor e de quantidade excessiva. Essa biomassa dura 7 dias na geladeira ou 4 meses no congelador.

Pode parecer estranho, mas fica
gostoso e o melhor, faz bem!
A receita que eu mais faço para utilizá-la é o suco detox. Ele fica bem gostoso (mesmo!) e me ajuda muito na questão da retenção de líquidos, melhorou o funcionamento do intestino e até a pele.


Ingredientes:
1 laranja
1 banana pequena
1 colher de sopa de biomassa de banana
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa de adoçante forno e fogão Sucralose Linea
3 rodelas grossas de pepino
1 folha de couve bem lavada
Um pouco de rúcula bem lavada
Hortelã a gosto (só pra ficar refrescante)
Gengibre (o quanto preferir, lembrando que é um excelente termogênico natural)
1/4 copo de água mineral ou água de coco
Gelo

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e voilá!

O fato de a biomassa não ter gosto e ser firme, ajuda no preparo de várias receitas, obtendo todas as propriedades dela e ainda ajudando a manter a alimentação mais saudável. Existem várias opções, tanto doces quanto salgadas que podem ajudar bastante na dieta.

Sem glúten, sem lactose e sem açúcar.
Só pra terem uma ideia, que tal um bolo de chocolate mais saudável pra comer no final de semana? Você mata a fome de comer doces sem enfiar o pé na jaca. Olha só:

Ingredientes:
250 gramas de biomassa
5 ovos
5 colheres de sopa de adoçante sucralose forno e fogão Linea
5 colheres de sopa de cacau em pó (pode ser achocolatado, mas aí tem açúcar)
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata primeiramente os ovos e a biomassa no liquidificador. Separadamente misture bem o adoçante, o cacau e o fermento. Junte tudo no liquidificador e bata novamente. Despeje numa forma untada (se quiser enfarinhar para não grudar, use farinha de arroz que é melhor que a de trigo) e coloque no forno pré aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos.

Ah, pra ajudar, aqui estão as imagens de alguns dos ingredientes que mencionei nas receitas:

Cacau Jasmine,
achei no Mundo Verde
Linhaça Moída
Mãe Terra


Sucralose Linea


Use sua imaginação e procure outras receitas com a biomassa. Ela pode substituir facilmente o leite condensado, algumas farinhas e outras coisas que deixam os pratos pesados e calóricos.

Até a próxima! :D