terça-feira, 10 de julho de 2012

#prontofalei

Hoje acordei afiada e querendo falar um pouco sobre certas coisas que as pessoas fazem que me irritam muito! Não sei se eu é que sou chata demais ou realmente para elas faltou a educação de berço, aquela que pai e mãe nos dão desde que somos um pinguinho de gente.
O objetivo dessa curta matéria é alertar para alguns péssimos hábitos e atitudes que podem acabar com você. De nada adianta estar vestida com grifes dos pés à cabeça, viajar o mundo e falar várias línguas se você pecar em detalhes que não se compram com dinheiro, mas são aprendidos ao longo da vida e permeiam os fundamentos de qualquer criação.

Não tem nada mais chato que gente mal educada! Atenção!


1 - Óculos escuros em ambientes fechados ou à noite: Eu já disse sobre isso antes, no post Jogo dos Sete Erros. Mas não dá, preciso falar de novo. Gente, isso é muito feio. O mínimo que você pode fazer quando entra num ambiente fechado é tirar os óculos, até porque não faz sentido algum estar com eles quando não há sol. E essa história de que óculos que dê pra ver os olhos pode usar, é surreal. Ah, óculos na testa não é falta de educação, mas é feio pra burro. Se você assiste a novela Avenida Brasil, é só olhar pro Leleco e ver o que não fazer.



2 - Gente que cutuca: Ai que ódio que me dá isso! Quando estiver falando comigo, não precisa me cutucar pra eu prestar atenção. Muito menos dar tapinhas, mini empurrões... isso irrita qualquer ser humano e além disso invade o espaço do outro, sendo sim, falta de educação.



3 - Chegar perto demais: Numa fila de banco, no caixa da farmácia... por favor, mantenha uma distância razoável do ser à sua frente. Ninguém merece ter alguém "cafungando" na sua nuca. Além disso, se a pessoa que estiver conversando com você não tiver sérios problemas de audição, não precisa gritar ou falar muito perto. Sinceramente não quero saber o que você comeu no almoço.

4 - Palitar os dentes: Sério, alguém ainda faz isso em público? É b-i-z-a-r-r-o! Se tiver algum resto de comida te incomodando, vá ao banheiro, por favor. Não tente esconder o palito com a mão (a famosa cabaninha), tá todo mundo vendo, juro!


5 - Pegar o elevador para descer um andar no prédio do escritório: Olha, sinceramente não sei dizer se isso é falta de educação... Talvez não, talvez seja só preguiça mesmo ou em casos extremos e justificáveis você está com a perna quebrada ou rompeu o ligamento do tendão que permita você descer escadas. Você tá vindo lá do 17º andar e daí o elevador vai parando diversas vezes até você chegar no térreo ou no estacionamento. Daí o folgado pega o elevador no 6º andar e desse no 5º. Ódio!


6 - Travar a vaga de alguém: Quebrar o carro do sujeito que faz isso devia ser permitido. O cara acha mesmo que é melhor do que aqueles reles mortais que estão estacionados e resolve parar de um jeito que ninguém consiga sair. Não contente, vai ao banco pagar uma conta, toma um sorvete, faz o diabo a quatro e quando volta tem meia dúzia querendo esganá-lo e ele acha que não fez nada errado... é de morrer.


7 - Ficar parado na frente da escada rolante: Eu morro de raiva disso. O cidadão é tão distraído que  fica parado bem na frente da escada rolante para bater papo com alguém, decidir pra que lado vai, atender ao telefone... daí rola aquela aglomeração e possíveis acidentes. Sério, se toca!


8 - Cinema, como fazer a vida do próximo um inferno: Não dá pra suportar algumas coisas que as pessoas fazem no cinema. Primeiro, colocar o celular no vibra ou desligá-lo é o mínimo. E atendê-lo no meio do filme é o cúmulo. Segundo, o cinema não é a extensão da sala da sua casa. Então colocar o pé na cadeira da frente, principalmente quando tem alguém sentado nela, não dá. Além disso, conversar no meio do filme mesmo em voz médio-baixa, incomoda. Se você não consegue se segurar, assista o filme em casa.


9 - Aos fumantes: Vocês tem que se acostumar com a idéia de que os "errados" são vocês, e não quem não fuma. Normalmente os não fumantes morrem de nojo de cigarro e tudo que é ligado à esse hábito horrível nos incomoda. Então esperamos que nossos amigos fumantes tentem minimizar esse efeito sobre nós, não fumando em ambientes fechados e não jogando fumaça na nossa cara. Outra coisa que não consigo entender é jogar a bituca no chão. É lixo como qualquer outro e deve ter um destino apropriado. E não, não pode fumar no meu carro e nem na sala da minha casa e muito menos enquanto estou comendo. Se toca!

10 - Tratar mal pessoas que estejam nos servindo: Acho que é uma das coisas mais desagradáveis que existem. Você está no restaurante e a pessoa que está contigo trata mal o garçom, o manobrista, os seguranças... eu odeio gente que maltrata quem esteja nos servindo. Essas pessoas estão trabalhando e merecem todo o nosso respeito e admiração. Primeira regra básica de convivência é ser simpático com todos, e se isso não for possível, pelo menos não os destrate. Seja o presidente da companhia ou a copeira do seu escritório, todos merecem o mesmo tratamento. Excesso de arrogância normalmente é a tentativa frustrada de tentar parecer ser alguém muito superior de que você realmente é e chega a ser ridículo. Pense bem.


Tem várias outras coisas e hábitos irritantes neste mundo, mas evitar estes 10 apontados aqui já podem melhorar muito a convivência diária com o restante do planeta.

Espero que gostem e compartilhem, mesmo que anonimamente, com aqueles que talvez façam isso sem perceber e prejudiquem a convivência com a maioria.

Até a próxima! =)




3 comentários: