Hoje vou falar de uma prática bastante polêmica, o aeróbico em jejum, ou, para os mais chegados, AEJ.
Essa semana postei no meu facebook pessoal que, após um St. Patricks Day com direito a enfiada de pé na jaca legal, ia fazer atividade física em jejum e, sem surpresa, houve os que criticaram. Há os que defendem (como eu) e os que abominam, mas eu queria dizer apenas uma coisa: Não recrimine nada que você não conheça direito, mesmo sendo da área de educação física (treinando há tanto tempo como eu, posso te dizer que vejo abominações cometidas por personal trainers, educadores físicos, etc., sem contar que parece que tudo que sai do básico aprendido na faculdade é errado...vai com calma champs!). Além disso, eu gosto de seguir alguns esportistas que tenho como role model e ninguém menos que o professor Waldemar Guimarães aprova esse tipo de atividade. Mal pra quem se sinta ofendido, mas o cara é bom e ponto. E se você não sabe quem é ele, vai já pro site dele e devore suas matérias sem meias palavras, direto ao ponto! Bem do jeito que eu gosto.
Bom, o objetivo dessa matéria é explicar um pouco como funciona isso, porque não adianta você, bonitão sedentário, de um dia pro outro achar que está na hora de perder gordura e ir fazer aeróbico em jejum. Pra começar, você ainda não tem estrutura física pra isso, não conhece os limites do teu corpo e (provavelmente) se alimenta mal. Esse tipo de exercício eu acho válido pra quem já treina há algum tempo, de forma a ter um condicionamento físico bom e, além disso, saber a hora de parar.
Lembre-se também que uma boa noite de sono contribui para resultados melhores! |
Então, como obter bons resultados com o AEJ? Importante dizer que sua alimentação durante o resto do tempo deve ser bem feita e não muito restritiva. Se você estiver fazendo uma dieta com uma grande restrição de carboidratos, poderá se sentir um pouco mais fraco (principalmente nos primeiros dias da restrição). Para que não haja problemas fazendo esse treino, é melhor esperar estar mais adaptado (uma ou duas semanas). Importante também dizer que, com a restrição de carbo, a ingestão de gordura (sim, gordura!) que vai manter suas funções metabólicas. Se estiver comendo uma quantidade média de carboidratos (não se entupindo de biscoitos, bolos, sorvetes e sim, arroz integral, macarrão integral, etc.), pode fazer o AEJ no dia seguinte. Acorde e espere meia hora pra começar o exercício, enquanto isso beba de dois a três copos de água. O jejum pode ser importante, mas a água JAMAIS deve ser esquecida, nem antes e nem durante o treino. Eu gosto de tomar um termogênico (uso o ladyslim, que além de tudo tem óleo de cártamo que é uma gordura boa), porque a cafeína estimula o metabolismo e também inibe um pouco o apetite, e também tomo BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada, já explicados no post sobre suplementos - leia aqui), pra preservar a massa magra.
Faça um café da manhã saudável, com carbo, proteína e gordura boa |
um trote leve, com duração entre 40 e 50 minutos. Não adianta querer melhorar o resultado com a intensidade nesse caso, o que estamos fazendo aqui é utilizando a inteligência do seu corpo pra maximizar os resultados. Se você aumentar a intensidade do treino vai passar mal e/ou perder massa muscular ao invés de gordura. Terminado o exercício, volto pra casa e espero meia hora pra fazer meu café da manhã. Por que? Mesmo depois que você já parou a atividade física, seu corpo ainda está em termogênese, ou seja, queimando gordura. Se você ingerir alguma coisa, principalmente carboidrato, esse processo é diminuído ou interrompido.
Atenção!! Comece aos poucos para ir conhecendo os limites do seu corpo e vá aumentando caso não se sinta mal. Eu sempre tenho, por precaução, uma barrinha de cereais. Caso me sinta mal por hipoglicemia, é só parar de fazer o exercício e comer, tudo volta ao normal. Por isso falo de conhecer seu corpo, tem gente que se dá super bem (eu!!) e gente que não consegue fazer isso. Se você tem algum problema de pressão (principalmente baixa), acho que não é uma boa. Enfim, é tudo uma questão de testar e ver como se sai. Comece com 15 ou 20 minutos e vá aumentando, de acordo com seus limites.
Pra concluir, quero lembrar que esta atividade não melhora sua capacidade aeróbica, ou seja, não promove ganhos cardiorrespiratórios, portanto é importante que continue fazendo exercícios aeróbicos de média ou alta intensidade, estando alimentado é claro, em outro horário. Não esqueça também da musculação hein!
Bom treino e até a próxima!!