Meninas, que tal dar uma revolucionada no seu estoque de esmaltes? Andei pesquisando por aí, e vi quem há diversas opções de cores, de brilho, de marcas... Eu raramente mudo a cor do meu próprio esmalte, sou muito fiel ao Santa Gula da Risqué, que é um vermelho incrível, mas acho muito bacana que tem estilo para colocar cor e vida em suas mãozinhas... por isso resolvi mostrar pra vocês as tendências de cores e também algumas dicas para fazer as mãos em casa, principalmente pra quem mora fora do Brasil e não tem coragem de pagar uma fortuna pra ir à manicure...
Primeiro, em relação às cores, acho que cada pessoa tem um estilo próprio e tem que levar isso em consideração na hora de escolher. É bom sim inovar, mas tendência não significa obrigatoriedade, é apenas um indicador do que está sendo usado pelo mundo. As opções são inúmeras, e você pode achar cores que sejam lindas, sem deixar de lado seu estilo!
Muita gente acaba escolhendo as cores também pela estação do ano, agora no inverno usam vermelhos mais fechados, café e até preto. Mas eu acho que cor não tem estação! Se solte e use de acordo com o seu humor...
As cores pastéis são tendência no verão europeu, e são realmente uma graça. Nos Estados Unidos, a febre são as cores fortes e diferentes, como azuis, verdes e laranjas. Além disso sempre há espaço para os vermelhos, vinhos, cafés e até mesmo os pretos e cinzas. Dá pra pegar algo aqui e acolá para escolher seu arsenal de cores...
E agora, vamos às dicas para fazer as unhas em casa...
1) Tenha dois bons alicates, um para cortar e outro para retirar a cutícula. Sempre mantenha-os limpos e afiados, pois os alicates cegos só vão picotar a cutícula.
2) Tenha uma lixa comum e outra para polir.
3) Uma base fortificante nunca é demais, já que a unha tende a enfraquecer com as atividades que praticamos no dia-a-dia, e com o tempo nossa absorção de cálcio é menor.
4) Os palitinhos para limpar a unha são melhores se feitos de osso, pois os de madeira estragam rápido.
5) Um creme para amolecer as cúticulas, pode ser um creme comum ou com específico para unhas.
6) Eu uso acetona, porém há várias opções de removedores sem acetona que prometem não ressecar tanto as unhas.
7) Compre um óleo secante e um esmalte para extra-brilho.
8) Para os pés, tenha um esfoliante e uma lixa.
Amoleça as cutículas com o creme, e deixe as mãos em água quente por cinco minutos. Cuidado ao retirar as cutículas para não retirar mais do que deve, e acabar ficando com machucadinhos. Se não tiver muita prática, empurre a cutícula com o palito, e assim não vai precisar usar tanto o alicate.
Molhe os dedos sempre que a pele secar, pois assim fica mais fácil retirar a pele. Passe o óleo secante ou um óleo de amêndoas as unhas, e passe a lixa de polir, deixando-a mais uniforme e brilhante, ao mesmo tempo que remove saliências.
Duas camadas de esmalte normalmente são ideias, pois não ficam muito grossas, mas também não deixa manchado. Passe o extra brilho em seguida, com muito cuidado, pois tem consistência de base, então pode arruinar a unha se não passar com calma. Em todas essas fases limpe com o palito, pois fica mais fácil de limpar de vez depois.
Passe o óleo secante e só então comece a limpar com a acetona. O óleo facilita a remoção do esmalte excedente, e também não deixa que pequenos deslizes com o palito prejudiquem todo o trabalho.
Espero que gostem dos esmaltes e das dicas! Quero ver todas vocês de mãozinha feita!
Até a próxima!