Hello dears!
Agosto está quase aí e com ele um desespero de que faltam poucos meses para o verão. Nessa semana não parece estar muito perto após recordes de temperaturas baixas, mas o que está embaixo do casacão e do cachecol certamente não vai mudar se você não começar agora. Se você estiver fora de forma e planejando vestir aquele biquininho na praia no final do ano, é melhor começar já!
Eu fico p* da vida com o povo que chega na academia em Novembro achando que no Reveillon já vai estar good to go. Primeiro que não adianta se matar porque os resultados não chegam assim do nada. Segundo, não é melhor mudar seus hábitos como um todo e de uma vez POR TODAS ter o corpo e a saúde que você quer?
Então, comece agora com calma e disciplina e colha os frutos em breve, preferencialmente de forma sustentável e duradoura.
Bom, pra começar o treino tem ser de gente. Não me venha com mimimi que vai doer no dia seguinte, que fica sem ar e blá blá blá. Converse com um educador físico e veja as opções que ele te dá de acordo com seu condicionamento físico. Mas saia da zona de conforto pra conseguir bons resultados! Aliado a um bom treino, a alimentação é fundamental. Dizem que 60% do resultado final vem da alimentação e de fato, mesmo que você treine insanamente, comer MC Donald's todos os dias vai detonar o seu trabalho na academia.
Vamos agora separar os programas por objetivo.
EMAGRECER
Se você está acima do peso, é importante repensar seus hábitos e descobrir o seu calcanhar de aquiles.
Pode ser que você esteja sedentário e coma errado, portanto não precisamos fazer muita conta pra descobrir como esses quilos chegaram ai. Agora, se você treina bem, com certeza a alimentação é o que vai fazer diferença, e se você só se alimenta bem mas não treina, precisa começar a se mexer.
Coma melhor e mais vezes ao dia, adicione verduras, legumes e grelhados e evite ao máximo doces, refrigerantes, frituras e outras porcarias. Não estou dizendo pra vocês nunca mais comerem essas coisas gostosas, mas simplesmente cortar do dia-a-dia e eventualmente permitir-se uma extravagância. Isso é a chave de quem consegue manter o corpo sem cair no temido efeito sanfona. É simples assim.
Começando agora, vai dar tempo de adaptar o corpo aos novos hábitos e treinando pelo menos 4x na semana, vai começar a ver os resultados já em 3 meses. Não esqueça de que o corpo se acostuma muito fácil, portanto sempre saia da zona de conforto e intensifique o seu exercício, sempre com um educador físico supervisionando.
Sugiro uma dieta low carb por umas duas semanas, isso já vai dar uma diminuída boa no peso, depois volte a comer mais carboidratos de qualidade para não perder eficiência no treino. Faça pelo menos 4 vezes por semana de aeróbicos intervalados (com aumento e queda de frequência cardíaca) e não se esqueça da musculação, sem ela você não fortalece os músculos e pode acabar se lesionando em exercícios aeróbicos.
HIPERTROFIA
Um treino de hipertrofia demora pra ter resultados que se prezem, mas até janeiro dá pra melhorar um pouco esse chassi de frango, se você tiver disciplina, e no caso das mulheres, você não precisa querer ficar fortona, mas tenho certeza que coxas mais saradas, glúteos durinhos e braços firmes são um desejo de todas. Esse treino pode te ajudar! Primeira coisa, coma muito bem e direito. Vai aumentar a ingestão de calorias, mas não das provenientes de porcarias, e sim de proteínas magras e alguns carboidratos de qualidade. Monte com um nutricionista um cardápio hipercalórico bacana.
Segunda coisa, aumente o peso! Muito peso! Peeeeeeeeso! A lei básica aqui é reduzir as repetições e aumentar bem o peso para não queimar massa magra e sim fazer com que as fibras do músculo se rompam (e aí entra a proteína, poderosa aliada na recuperação dele) e consequentemente em seu crescimento. Suplementos são importantes como proteína, caseína, dextrose (carboidrato que é responsável para levar a proteína ao músculo), eu gosto destes e acho que tem bons resultados, mas como eu sempre falo, nada substitui a ida a um bom profissional da saúde.
Não se esqueça que um corpo com músculos e mais massa magra queima muito mais calorias em repouso do que um corpo com muita massa gorda. That's the dream!
DEFINIR
Você já conseguiu perder boa parte do peso gordo, deu uma crescidinha e agora está na fase de fazer com que esses músculos apareçam? Welcome to the club. Essa fase é fundamental pra ter um corpo sequinho, firme e torneado. A alimentação aqui é ainda mais importante, não pense que aqueles gominhos dos abdomens de caras sarados de propaganda de cueca saltaram sozinhos. Provavelmente esses caras além de um treino ótimo, se alimentam MUITO bem, bebem pouco e comem muita proteína.
Nessa fase é importante reduzir um pouco o peso, já que o objetivo não é mais crescer. Aumente novamente as repetições e veja com seu educador físico a melhor forma de alternar os grupos musculares durante a semana. Faça um treino forte e dedicado respeitando também o tempo de descanso.
Novamente ressalto que é importante um acompanhamento do endocrinologista e um educador físico pra te ajudar nessa tarefa!
Espero que o verão de 2014 seja incrível pra você! Começe hoje!!!
Até a próxima. :)