Para desmitificar que música francesa é chata, selecionei aqui algumas coisas que gosto muito, que vão desde músicas mais tranquilas até punk e rock mais pesado.
Começando pela Carla Bruni, que é italiana de Torino, mas é como se fosse francesa (ela é ex-primeira dama da França). Além de linda e elegante, é super talentosa. Muita gente a critica, mas eu acho a voz dela suave e uma delícia de escutar quando estou afim de relaxar. A música mais famosa dela é "Quelqu'un m'a dit", que já foi tema de vários comerciais, filmes, etc. Além desta, as músicas que mais gosto são: "L'amoureuse", "Excessive", "Raphaël", "Le toi du moi", "Le temps perdu" e "J'en connais".
O cantor francês que eu mais gosto e sou ultra viciada é o Gérald de Palmas. Acho as músicas dele uma delícia, sem contar que melhorei muito meu vocabulário de francês de tanto escutar essas canções. Ele inclusive já fez parceria com o Eagle-Eye Cherry, numa música em inglês chamara "Pandora Box". Desde 1994 lançou cinco álbuns e é muito difícil eleger uma música preferida dentre tantas que eu gosto tanto, mas seguem algumas que acredito serem imperdíveis: "Je te pardonne", "Mon coeur ne bat plus", "Encore une fois", "Plus d'importance", "Silverado", "Sur la route", "Sortir", "Tomber", "Fais de ton mieux", "Marcher dans le sable", "Un homme sans racine", "Dans une larme" e "Dejà".
Pra quem quer ouvir música bem francesa mesmo, recomendo ouvir Bénabar. Ele em suas canções fala sobre o cotidiano com humor e um pouco de ironia, e foi super influenciado pelo estilo de música conhecido como "Chanson Française", que usa muitos trompetes e tem um ritmo bem típico francês como as músicas de Edith Piaf, só que mais moderno. Recomendo "Je veux du soleil", "Bruxelles", "L'effet papillon", "Tout va bien", "La P'tite monnaie"e "Le diner".
Falando agora de rock um pouco mais pesado, gosto da banda Noir Désir, que é de Bordeaux. Eles fizeram muito sucesso na França do final dos anos 80 até o comecinho dos anos 2000 e tem músicas pesadas e também mais leves. A música que eu mais gosto chama-se "Le vent nous portera", que é de 2001 e calminha pro estilo original deles. Outras músicas bacanas, só que mais pesadas, são: "Toujours être ailleurs", "À l'arrière des taxis", "Le fleuve", "Les écorchés", "Elle va où elle veut", "Tu m'donnes le mal", "Si rien ne bouge", "Ici Paris", "Johnny colère", "Lolita nie en bloc" e "It Spurts".
Uma banda que me surpreendeu muito quando ouvi pela primeira vez foi Les Plastiscines. É fato que não é muito fácil achar por aí uma banda de punk rock francesa e só com mulheres! Elas cantam em francês e em inglês e tem um estilo que me agrada muito. Elas são super charmosas, animadas e são a cara das parisiennes rockers. Adoro as músicas "Loser", "Barcelona", "Alchimie", "Lost in translation", "Under Control", "La règle du jeu", "Tu as tout prévu", "Pas avec toi" e "From Friends to Lovers".
Pra quem gosta de hip-hop, uma boa pedida é o Stromae. Muito embora ele seja belga e não francês, a música dele é interessante para quem gostar dessa língua. Ele ficou famoso com o hit "Alors on danse" que tocou insistentemente na Europa por mais de um ano sem parar. Outras músicas bacanas: "Rail de musique", "Bienvenue chez moi", "Summertime" e "Je Cours".
Claro que também existem os clássicos como Charles Aznavour, a própria Edith Piaf, Dalida, Jacques Brel e Serge Gainsbourg, mas acho um pouco mais complicado escutar isso nos dias de hoje.... de qualquer forma é bom conhecer e entrar um pouco mais a fundo na rica cultura francesa.
Espero que gostem e até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário