terça-feira, 31 de julho de 2012

Bolsas, como limpar?


Olá mulherada!!

Hoje passo por aqui para ensinar como limpar sua bolsa favorita, principalmente as de cores claras, que são lindas e chiquérrimas, mas dão um trabalho danado.

Eu tenho um xodó especial por essa bolsa que aparece na foto acima. Minha Chanel branca é meu bebê, cuido como se fosse filha! Isso porque, primeiro, custou boa parte do meu suado dinheirinho e segundo porque ela é branca e TUDO mancha. É um saco, tenho que limpar toda semana, mas vale a pena.

Além dela, outras bolsas de couro, mesmo de cores mais escuras tem que ser apropriadamente limpas e alguns produtos podem ajudar à reavivar a cor e o brilho. Dependendo do estado, só mesmo um bom sapateiro com produtos profissionais pode fazer isso, mas boa parte do trabalho dá pra fazer em casa.

Começando pela bolsa branca, que é a mais difícil:

Num potinho, coloque 200 ml de água e 1/4 de medida de Vanish (use o medidor que vem com ele). Coloque 1/6 dessa mesma medida de algum sabão em pó de sua preferência. Misture bem até fazer bastante espuma.

Com um pano macio e limpo (de preferência tenha um só pra fazer essas limpezas em bolsas), use essa espuma para limpar toda a bolsa. Fazendo movimentos circulares, passe duas vezes pela bolsa inteira, inclusive internamente e nos compartimentos como bolsos e abas. Caso a mancha não saia na hora, pode usar um pouco da solução mesmo (sem ser a espuma), mas não muito para não ressecar o couro.

Deixe secar bem (secar ao sol por uns 20 minutos é uma boa, o branco fica mais branco, como a propaganda fala eheh..) e depois passe um produto de hidratação do couro, como o Bonton Renova Bolsas. Ele tem substâncias hidratantes e amaciantes que deixam o couro brilhante e bonito.

Se sua bolsa já estiver precisando de uma reavivada na cor, indico o Novax brilho instantâneo, cor branca. Tem tanto o em spray quanto com aplicador de espuma. Recomendo este último porque fica mais fácil de aplicar e não deixar nenhuma mancha. Aplique uniformemente e deixe secar bem. Depois de dois dias, repita a operação e deixe no sol, a bolsa fica quase nova! :)

Por fim, passe um ipermeabilizante, que serve para proteger a bolsa da chuva, sujeira e outras coisas que podem danificar o couro. Assim a sujeira não vai penetrar tanto e sua bolsa vai ficar bonita por mais tempo. Eu gosto do protetor da Bonton também.

Em bolsas escuras, você pode passar a mesma solução de vanish, mas como a sujeira não aparece tanto, você pode passar menos vezes (essa solução resseca um pouco o couro, então de vez em quando eu tenho que mandar ao sapateiro para hidratar, só que na bolsa branca não tem jeito).

Para carteiras de tecido, eu uso essa solução de vanish também, só que uma vez fazendo isso cometi o erro de deixar horas de molho (não submerso, claro, mas com bastante água no tecido) sendo que molhou um pouco a parte de couro também. O fecho de couro preto ficou esbranquiçado. Tive que levar no sapateiro e ele arrumou pra mim, mas olhando bem dá pra ver que o couro ficou um pouco diferente do resto da carteira. Então cuidado! Nessas carteiras inclusive você pode usar uma escovinha, pode ser até uma escova de dentes velha (limpe bem antes!!), porque no tecido a sujeira penetra mais e fica encardido.
Sendo assim, espero que gostem e cuidem direitinho das suas amadas bolsas e carteiras!

Até a próxima!!

11 comentários:

  1. Muito bom, vou testar!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou testar tbm,tenho uma bolsa branca nao uso quase pra nao sujar,,isso que guardo ela dentro d uma embalagem propria pra guardar bolsa...mais o meu guarda roupa tem muito mofo e ela ficou tudo carunchada....vou tentar essa tecnica tomara que fique bem limpinha.. um grande abraço e obrigado pele dica....

    ResponderExcluir
  3. vc tem dica para as gucci de tecido,meu Deus como sujam a minha e grande e ficou manchada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tecido é até mais fácil! Com uma espojinha macia, faça a mesma solução com vanish, esfregue bastante e repita a operação quantas vezes precisar.. deixe no sol por um dia para secar bem, só tome cuidado com os detalhes em couro, porque se deixar molhado o couro resseca e fica horrível!!! Espero que dê certo.

      Excluir
  4. Tenho 03 uma preta,uma marrom escura e uma creme q tentei lavar e fiz uma merda

    ResponderExcluir
  5. OLa, vc tem um sapateiro pra indicar??? tenho medo de levar minha chanel a qualquer um e ja ta parecendo que um caminhao passou em cima... ta suja e ressecada! abs

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho uma bolsa chanel caramelo e esta muito sujinha, como faço para limpar Beth Ribeiro João Pessoa

    ResponderExcluir
  7. Renata, olá! Tenho uma Gucci em canvas, parece muito o tecido das monogramas da Lv, tipo lona emborrachada. Ela é branca e manchou de rosa! Será que essa solução funciona ou o Bonton? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Renata, minha Chanel branca manchou de preto, foi o tecido de uma saia! Acredite! Vou tentar sua dica. Você recomenda mais algum cuidado!?

    ResponderExcluir