quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Suplementos, que tal?

Olá!

Hoje vou falar um pouco sobre os suplementos proteicos, tão comuns por aí e que praticamente todo mundo na sua academia deve tomar. De qualquer forma, sempre surgem dúvidas em relação a quando tomar, a quantidade, as marcas e os tipos que são indicados para cada pessoa e também para que cada um serve. Os suplementos ajudam bastante a quem treina chegar a resultados mais consistentes, desde que tenham um acompanhamento certo. Nada substitui a consulta a um Nutricionista e um Endocrinologista, eles poderão ter uma visão muito melhor acerca da sua saúde e condição atual para te indicar o que tomar, porém, eis aqui algumas coisas que podem lhe ser úteis:


Whey Protein

Esse é de longe o suplemento mais conhecido. Nada mais é que a proteína do soro do leite, combinada com aminoácidos de cadeia ramificada e não tem gordura e nem colesterol. O tipo de proteína que contém é chamada de anabólica, pois aumenta a síntese proteica e neste caso é de rápida absorção, devendo ser ingerida até no máximo 120 minutos após o treino. A prática de exercícios, principalmente musculação, faz com que o músculo sofra várias "micro lesões" e a proteína vai agir justamente na recuperação das fibras, ajudando a preservar a massa magra. Esse é o básico do básico em suplementação alimentar. Boa parte das pessoas, principalmente dos homens, toma duas doses por dia, entretanto no meu caso, tomo apenas uma após o treino.

Atenção à composição em informações nutricionais. Caso seja informado que há mais do que um tipo de proteína (além da do leite pode ter de soja ou albumina), significa que não é 100% whey protein e, portanto, de menor qualidade. Isso certamente deixará o produto mais barato, mas também não traz os mesmos benefícios. Compare bastante antes de comprar!


Caseína

Também é uma proteína do soro do leite, entretanto, diferentemente do Whey, tem absorção lenta e por isso é um importante aliado para prevenir a quebra muscular. A liberação dos seus componentes pode durar até 7 horas, por isso o melhor horário para se tomar é antes de dormir considerando que neste momento seu corpo não está recebendo alimento e a caseína irá prover seu organismo das proteínas e aminoácidos necessários. É a melhor proteína para recuperação, crescimento muscular e ganho de força, e geralmente é associada ao uso do Whey Protein para ter-se o resultado completo. A dose diária normalmente é de 45 gramas.

Em relação às marcas, há diversas no mercado e portanto não conheço todas. As que recomendo que já tomei são as da Designer e da Elite, tanto para o Whey quanto para a Caseína.

E aí vem a dúvida.. tomar com água ou com leite?? A decisão é sua, porém eu tomo com água já que não quero ingerir mais proteína e também carboidratos, principalmente a noite que é quando tomo os suplementos. Com leite fica mais gostoso, mas vamos lembrar que não é uma sobremesa e sim um aliado na sua dieta pós-treino! Com água acho melhor...


BCAA

Sigla para Branched-Chain Amino Acids - Aminoácidos de Cadeia Ramificada (Leucina, Valina e Isoleucina, pode ter também vitamina B6), que servem para a recuperação do músculo e preservação da massa magra. O Whey Protein já possui quantidades suficientes desses aminoácidos, mas dependendo da intensidade do seu treino, você pode complementar a ingestão com os BCAA's, porém tome bastante água (mais de 3 litros por dia) para não sobrecarregar os rins.


Colágeno

O colágeno é uma proteína primária e assegura a coesão, elasticidade e regeneração da pele, ossos e cartilagens. Contém 20 aminoácidos com a predominância de glicina, prolina e hidroxiprolina, o que proporciona ao colágeno propriedades multi-funcionais que não existem em outras fontes de proteínas. A ingestão regular ajuda na prevenção de osteoporose, melhora a saúde das articulações, tendões e cartilagens, fortalece os cabelos e as unhas e ainda contribui para melhor saciedade, o que pode ajudar no controle de peso. Pode ser ingerido por pessoas fazendo ou não exercícios físicos pois não tem quantidades significativas de calorias e portanto, não é um suplemento alimentar. A recomendação é de 1200mg por dia junto a uma refeição. Sugiro o Collagen Caps, da Vitamin Life. Custa aproximadamente R$30 por 120 cápsulas.


Creatina

É um aminoácido proveniente da alimentação de carne e produtos animais, sintetizados pelos rins e fígado e serve de fonte de energia para a construção muscular e outras funções. A Creatina pode melhorar a performance de atletas de atividades de explosão (sprints por exemplo), mas é mais utilizada por quem quer rápido ganho de massa em detrimento da resistência. O grande problema é que esse ganho de massa pode dever-se principalmente à retenção de líquidos e não ao aumento de tecidos, o que dá um aspecto inchado e "arredondado" em quem utiliza. Meu conselho? Quer ganhar massa muscular e ficar mais forte, faça direito sem precisar de creatina e com isso reter líquido e ficar parecendo um balão. Antes um definido magro que um falso forte. De qualquer forma algumas pessoas se dão bem com este suplemento, inclusive para melhorar a perda de gordura, fale com seu nutricionista ou endócrino e veja se realmente esta é uma boa opção pra você.

E agora, onde comprar? Bom, a diferença de um lugar para o outro pode ser imensa, então pesquise bastante. Eu compro quase tudo nessa vida pela internet, fácil, rápido e sem aqueles marombados vendedores enchendo o seu saco que você precisa disso ou daquilo a mais e, em alguns casos, o frete pode ser grátis dependendo da quantidade de bugigangas que você comprar... então seguem alguns:

http://www.bodybuilding.com.br/; http://www.showdecorpo.com.br; http://www.corpoperfeito.net.br/

Não preciso falar que de nada adianta tomar proteína sem ter um treino adequado, certo? Ingerir proteínas e carboidratos a mais podem resultar num efeito contrário e você engordar. As proteínas são importantes na reconstrução dos músculos e consequentemente no ganho de massa, mas para isso o seu treino tem que estar compatível.


Bom, como eu sempre falo, treine bastante, tenha disciplina e tenha um bom acompanhamento médico que não tem erro! Os resultados virão! Espero que gostem, até a próxima =)


4 comentários:

  1. Detalhe muito importante no consumo do Whey Protein, seria o uso da dextrose aliado ao whey protein no shake pós treino. De nada vale tomar whey no pós treino sem um carboidrato rápido para servir de trasporte a proteína. No pós treino nossa reserva de glicogenio pede por glicose, se você só ingerir só a proteína, ele usará ela como fonte de energia e não como um reconstrutor muscular.

    Outro adendo seria o uso da glutamina como anti catabolico no pós treino.

    Já em relação ao shake com água ou leite, é sempre bom tomar com água se a intenção for a absorção rápida, se for no shake da caseína, não tem problema em tomar com leite, sendo que visamos a lenta absorção.

    Nois Renatinha! Tá ótimo seu post!

    Bjao
    Andrew.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não coloquei a dextrose porque ela pode ser facilmente substituída por um carbo light.. mas ajuda pra caramba principalmente pra quem não tem tempo e não quer ter trabalho.. A glutamina vou pesquisar! Obrigada pela leitura e pelos complementos querido!!! Beijo beijo

      Excluir
  2. Simples e objetivo!! Ficou ótimo!!
    Bjo da Prof

    ResponderExcluir