segunda-feira, 26 de maio de 2014

Chegou a hora!


Gordinhas e gordinhos do meu Brasil. É chegada a hora mais esperada do ano! Sabe porque? Não mané, que p**** de Copa o que!! Chegou a MELHOR hora para emagrecer, que vai dar de encontro com suas expectativas para o próximo verão.

O inverno começou a dar as caras, ainda de leve... se eu fosse você, já fazia a matrícula na academia HOJE mesmo e começava o quanto antes o planejamento que todo ano você faz e nunca leva pra frente. Veja, com as temperaturas caindo, o seu corpo obrigatoriamente faz mais esforço para te manter aquecido. Dessa forma, você naturalmente gasta mais energia em repouso, mas, já que a ideia aqui é exterminar aquele bacon acumulado, repouso é apenas complementar à sua nova rotina.

Dieta balanceada é pra sempre!
Se você é completamente sedentário, tem nas mãos uma chance e tanto pra ficar fit ainda neste ano. Não só o inverno vai te ajudar, como também a sua taxa de termogênese nas alturas. Quanto maior for seu percentual de gordura e maior tempo você estiver parado, quando começar a se exercitar, mesmo que aos poucos, o choque no seu metabolismo será tanto, que rapidamente você começará a perder peso. Aproveite muito essa chance, pois quando você chegar em um nível avançado, o seu corpo já estárá tão acostumado com bons alimentos e exercícios regulares, que pra perder um quilo é muiiiiiiiiito mais difícil. Eu aqui com meus 16% de gordura corporal, querendo baixar pra 14% e sofrendo como um cão... ahhh... se vocês soubessem como tem um ouro na mão, não desperdiçariam essa chance!!

Bom, então tá, já entenderam que tem uma grande oportunidade pulando na sua cara, certo? Então vamos ao planejamento de treino e dieta.

Primeira coisa, pra quem quer perder peso, é importante se reeducar na alimentação. Não adianta nada você fazer um esforço hoje para daqui um mês voltar a comer as mesmas porcarias que se acostumou. Dieta é rotina, é disciplina e é pra sempre. Tenho certeza que você quer se ver bem durante muito tempo, portanto não dá pra descuidar da dieta nunca. Não quero dizer que você não possa se permitir alguns luxos gastronômicos de vez em quando, mas o principal é entender que não dá pra passar a vida a base de salgadinhos, doces, frituras e tudo que é de mais gordo possível. Reduza as porções que você está acostumado e, com o tempo, vai perceber que não precisava de tanto. Os olhos são os seus piores inimigos, portanto quando for ao supermercado, tenha parcimônia. Não tenha uma gaveta cheia de guloseimas no trabalho. Ao menor sinal de stress, você vai direto no que for mais açucarado e gordurento. São as pequenas mudanças do dia-a-dia que vão garantir um resultado duradouro.

Pronto pra fazer essa troca??
Troque os carboidratos de alto índice glicêmico, por de baixo. O que quer dizer isso? Tire arroz branco, pão branco, macarrão, bolachas, biscoitos, sorvetes e doces... inclua arroz integral, feijão, macarrão integral, pão integral, legumes, etc. O ideal é comer uma pequena porção no café da manhã (uma fatia de pão integral), outra no almoço (100gr de arroz integral), outra no pré treino e a noite apenas proteínas, legumes e verduras.

Ingira uma quantidade pequena de gorduras boas (no lanche da manhã é uma boa) como castanhas, nozes... isso vai garantir que seu corpo não armazene mais gordura por falta dela. Reduza o sal e esqueça o açúcar. Troque tudo que for possível por adoçante sucralose. Frutas são bem vindas, mas não exagere na quantidade achando que porque é saudável então pode comer a vontade. Frutas têm frutose, que é um tipo de carboidrato de alto índice glicêmico. Uma banana no pré treino é ok, uma maçã no café da manhã...mais do que suficiente. Suco de laranja é muito calórico e pode comprometer sua dieta (qualquer caloria a mais pode ser um problema), portanto troque por suco de limão (sem açúcar pelo amor de deus!).

O que você pode consumir a vontade? Gelatina zero, chá verde e água (e aliás, beba muita água pra evitar a retenção de líquidos).

Em relação ao treino, duas dicas:

1. Musculação desde o primeiro dia: Não adianta nada se matar na esteira se seu corpinho está com sobrepeso. Sabe o que isso vai te causar? Uma bela de uma lesão. A musculação fortalece seus tecidos musculares, melhora a massa óssea e te dá firmeza e estrutura para fazer seus exercícios aeróbicos com perfeição, com menos chances de se machucar. Imagina só que beleza começar a correr sem fortalecer os músculos. Seu joelho rapidinho vai afinar, seus tendões vão querer correr de você e todos os ligamentos e articulações vão começar a reclamar. Além disso, o aumento da massa magra ajuda mais ainda na perda de peso. Seu corpo precisa de mais energia pra manter o músculo do que pra manter gordura. Lembre-se também que o músculo pesa muito mais que a gordura, portanto pode ser que não veja muita diferença na balança, mas tenho certeza que olhando no espelho vai ver uma silhueta mais seca e definida.

2. Exercícios aeróbicos: Comece aos poucos para não se machucar. Se você está há muito tempo parado, precisa ir com cuidado. Exercícios que tenham menor impacto são uma boa, como o jump (coreografias feitas em cima de uma cama elástica) e transport ou elíptico são interessantes. Pode também fazer caminhadas e ir aumentando a intensidade aos poucos. Como disse antes, sua taxa de termogênese está no pico, pedindo pra que você extermine a gordura acumulada, então não precisa se matar logo de cara. Isso não significa que possa ir pra academia, faça um exercício meia boca e volte pra casa satisfeito. Vá colocando metas e objetivos para que você os transpasse com o passar do tempo. Quando menos perceber, já vai estar de bem com o espelho!

Tá frio lá fora mas na
academia é quente!
FOCO!!
Bem, o que eu tinha pra falar está falado. Agora levantem essa bunda da cadeira e bora ir atrás dos seus objetivos que nada cai do céu não!! Coloquem uma música agitada pra tocar, fechem a cara, treinem como nunca e garantam os resultados logo logo!!! Gordinhos hoje, sarados amanhã!

Até a próxima :)