quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um gostinho de Milão...

Olá! Hoje resolvi trazer um pouco do gostinho de Milão para vocês. Eu adoro risoto e sempre faço em casa, mas esse é muito especial, pois é a receita do famoso Risotto Milanese, servido por lá desde que o Açafrão foi trazido das Índias. Ele é fácil de fazer e ótimo acompanhando carnes. Buon Appetito a tutti!!
As receitas são para 6 pessoas

Risoto Milanês












600gr de arroz carnaroli 
cebola pequena ralada
2 dentes de alho  
8 colheres (sopa) de azeite
7 colheres rasas (sopa) de manteiga
1 1/2 copo de vinho branco seco 
2 colheres (sopa) de açafrão
300gr de parmesão ralado
1 litro de caldo de carne
1 litro de caldo de legumes
Sal à gosto


Deixe o caldo de carne e o caldo de legumes bem ao lado da panela que estiver fazendo o risoto. Devem estar bem quentes! Coloque 3 colheres de sopa de azeite numa panela e refogue a cebola. Quando estiverem próximas de ficarem douradas, junte o alho e espere dourar. Junte o arroz (não deve ser lavado antes, como nos comuns) e refogue um pouco. Coloque o vinho e mexa em fogo médio, sem parar. Quando o arroz tiver absorvido bem o vinho (mas nunca a ponto de ficar seco, pois irá grudar), junte algumas conchas de caldo de carne e de legumes e continue mexendo (o segredo de um bom risoto é nunca parar de mexer!). Vá juntando conchas de caldo de carne e de legumes e mexendo, até que o risoto fique no ponto. Experimente para sentir como está a consistência, ele não pode estar duro, e fica empapado mesmo, mas não o suficiente para ver àgua na panela. Não necessariamente você irá utilizar todo o caldo na receita, por isso é importante ir experimentando. Durante esse processo de colocar conchas de caldo de carne e legumes, adicione o Açafrão. Quando o risoto estiver no ponto, junte o queijo parmesão e a manteiga, misture bem até que o queijo tenha derretido por completo. Depois de colocar o queijo, normalmente o risoto já estará num bom ponto de sal, mas experimente para ver se ainda falta um pouco. Sirva bem quente, com mais queijo parmesão ralado em cima!

Como o risoto é o principal, sugiro que a carne não tenha nenhum molho incrementado, para não haver conflitos de sabor. Que tal uns medalhões de filé mignon ou bombons de alcatra na manteiga?

Medalhão

600gr de medalhão de filé mignon ou bombom de alcatra
3 colheres cheias (sopa) de manteiga
Sal à gosto
Pimenta Branca em pó à gosto
Molho Inglês à gosto

Tempere a carne com sal, pimenta e molho inglês. Reserve por 30 minutos para pegar bem o gosto.
Coloque manteiga em uma frigideira em fogo médio. Deixe a manteiga esquentar um pouco e adicione os medalhões. Frite o suficiente para que fique ao ponto (não pode estar cru, nem tostado demais, de preferência levemente avermelhado no interior). Conforme os primeiros medalhões fiquem prontos, junte mais manteiga para fritar os próximos, assim todos ficarão iguais.

Para a salada, sugiro uma mistura de folhas de rúcula, fundos de alcachofra e aspargos (pode ser o fresco ou em conserva.

Feliz da vida chegando com o risoto...
Fica divino! Espero que gostem desse prato tanto quanto eu! 

2 comentários: