segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sonho Grande


Leitores queridos,

Hoje venho falar de um livro incrível, que todo mundo deveria ler. Apesar de ser especialmente interessante para pessoas que, como eu, têm background do mercado financeiro, acho que pode servir de lição para todo e qualquer indivíduo que queira tomar algumas lições a respeito de empreendedorismo, gestão de negócios, gestão de pessoas e como dar consecução a grandes ideias. De nada adianta sua cabeça pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, as vezes coisas incríveis, e não sair do papel. Com uma dose extra de coragem, perseverança e espírito de liderança, Jorge Paulo Lemann entrou pra história como um dos empresários de maior sucesso no planeta, com fortuna avaliada em quase US$ 20 bilhões.

Nesse livro, aprendi algumas lições importantes. Na verdade, algumas delas eu já achava que seriam a chave para se ter sucesso, mas nunca consegui ver de forma tão simples e pragmática. Aliás, achava inclusive que estava sendo muito simplista, mas no fundo, algumas atitudes são fundamentais para se dar certo e não precisamos inventar a roda. A história de sucesso desse trio, mostra claramente que as vezes, é melhor copiar o que já deu certo do que tentar do zero.

Jorge Paulo chegou a ser profissional de tênis e, desistiu da carreira profissional ao perceber que não seria um dos 10 melhores tenistas do mundo, embora fosse realmente muito bom. O foco no que sabia fazer foi muito importante para chegar onde chegou. Ao fundar a corretora Garantia nos anos 70, replicou as metodologias que acreditava serem vitais para o sucesso, aprendidas no Goldman Sachs. Ao trabalhar no Banco Credit Suisse, porém, viu justamente o que não queria ter em sua própria companhia (burocracias, reuniões longas, processos engessados e líderes distantes da equipe). Preferia a meritocracia, o espírito de equipe, o jeito simples de viver e de trabalhar. Para ele, mais importante do que ter uma sala bonita e ternos caros, era se juntar a equipe de funcionários, trabalhar duro e ter uma empresa que gerasse lucro e estimulasse seus funcionários a serem cada vez melhor.

Juntamente com Beto e Marcel, conseguiu ter nas mãos um dos Bancos mais importantes do país, trazendo inclusive inovações que antes o mercado financeiro brasileiro não tinha acesso. Pelo livro, conseguimos também enxergar a teia que Jorge Paulo e sua turma conseguiram permear no Brasil, com tantas pessoas formadas pela escola do Garantia e de outras empresas que viria a ter. Não é de se espantar que nomes importantes do mundo dos negócios foram pupilos de Jorge Paulo. Nessa lista estão Armínio Fraga, Gilberto Sayão, Carlos Brito, André Esteves, entre outros.

Além de banqueiro, Jorge Paulo viu a oportunidade de comprar participações em empresas e depois assumir seu controle. Começaram com as Lojas Americanas, na qual Beto Sicupira foi o incumbido de reorganizar e levar os conceitos aprendidos no Garantia. Pouco tempo depois a operação já tinha duplicado de tamanho. Assim foi também com a Brahma, que após anos adquirindo participações em outras cervejarias, acabou se tornando a maior cervejaria do mundo e a empresa de maior valor de mercado na América Latina. A AB Inbev hoje, vale algo em torno de US$165 bilhões.

A trajetória de Jorge Paulo, Beto e Marcel, é muito bem contada pela jornalista Cristiane Correa, que atuou durante 12 anos na revista Exame. Ela conseguiu depoimentos importantes, como de Jim Collins, Warren Buffet e outros nomes famosos, mas também conseguiu informações preciosas de fontes anônimas que puderam assim, mostrar a realidade dos bastidores da construção de várias das mais importantes companhias brasileiras. É um livro de leitura simples, com alguns termos técnicos e detalhes sobre transações que envolvem um pouco de conhecimento do mercado de capitais, porém, mesmo sendo leigo no assunto, vale a pena ler e se inspirar na história desses empresários de sucesso.

Espero que gostem. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário