segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Prontos para A Resposta?

Olá! Hoje resolvi recomendar um livro que amei, tanto que li mais de uma vez. É um romance inesquecível, cativante, muito bem escrito e cheio de revelações. O livro ficou 80 semanas em primeiro lugar na lista de best sellers dos EUA. Não é exagero dizer que você muda um pouco quando acaba de ler...


"A Resposta", da escritora americana Kathryn Stockett, é um trabalho maravilhoso e muito corajoso, pois trata de um assunto polêmico, a relação entre patrões brancos e empregados negros na década de 60 na conservadora cidade de Jackson no Mississipi.

A personagem principal é Eugenia, mais conhecida pelo seu apelido Skeeter, que com 22 anos volta para sua cidade natal após formar-se numa renomada faculdade, porém na épóca a pressão era para que se casasse e não para que fosse inteligente. Em seu retorno esperava encontrar Constantine, a empregada da casa e mulher que a criou, porém ela desapareceu e ninguém dá sequer uma pista de onde ela possa estar ou do que houve para que ela, que sempre manteve contato com Skeeter, tenha sumido sem deixar rastros.

Ao mesmo tempo que Skeeter narra sua trajetória em busca de respostas, outras duas narrativas se desenrolam: Uma contada por Aibileen, empregada negra e imponente, que está criando sua décima sétima criança branca, filha da sua atual patroa. Ela sente-se diferente após a perda de seu filho e é muito devotada a menininha que cria, porém sabe que essa relação pode ser desgastante para ambas.
A outra narrativa, contada por Minny, a melhor amiga de Aibileen, também empregada negra, porém com seu temperamento forte perde um emprego atrás do outro. Ela finalmente consegue um trabalho, com uma novata na cidade que não conhece sua reputação, mas sua nova patroa também esconde segredos.

Embora muito diferentes, sufocadas pelas pressões dos limites e regras da sociedade, essas três mulheres envolvem-se em um projeto clandestino audacioso que as colocará em perigo.

Para ler e reler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário