Quando fiz uma festa com tema francês em casa, recebi ótimas dicas de decoração e ambientalização da super criativa amiga Mafê Elaiuy e também tive algumas idéias próprias. Seguem abaixo:
- Acenda velas e deixe a parafina cair sobre garrafas de vinho vazias e sem o rótulo, depois coloque-as no gargalo. Espalhe as garrafas pela sala e deixe poucas luzes acessas, para que as velas possam fazer a iluminação indireta.
-Vasos com galhos decorativos, podem ser naturais ou não. Eu prefiro os que tem pequenas florzinhas em volta, o ambiente fica mais alegre!
-Se tiver tempo para se programar, guarde rolhas de garrafas e depois coloque-as num vaso bonito transparente, e coloque na mesa.
- Coloque gravuras de Paris pela sala, como da Torre Eiffel, Arco do Triunfo, vista da Sacré Coeur, etc...
- Na porta, um quadro negro pequeno, dando às boas vindas em francês (Bienvenue) e com o menu escrito à giz.
- Coloquei uma música ambiente na entrada da casa, para que as pessoas se sentissem entrando em Paris quando chegassem. Usei algumas músicas só instrumentais, como as do filme Ratatouille, do filme Amelié Poulain, algumas outras cantadas como as do cantor Benabár..
- A louça a qual será usada para servir, pode ser qualquer uma é claro, mas eu adoro as decoradas com petit pois. São a cara de Paris, trés chic! Se você tiver uma louça básica, branca por exemplo, você pode comprar uma toalha decorada com petit pois que o efeito também é ótimo.
- Algumas sugestões de música ambiente: Carla Bruni, Geráld de Palmas, Tryo, Christophe Maé, Coeur de Pirate, Benabár, Emilie Simon, Noir Désir, Emmanuel Moire, Coralie Clement, Le Roi Soleil, Mireille Mathieu.
Agora, vamos à parte mais deliciosa do jantar: Os pratos! Quando eu fiz a festa, acabei contratando uma crepêrie para fazer crepes salgados e doces, pois tinha bastante gente e todo mundo gosta.
Para festas estilo petit comité, dá pra vovê mesmo fazer os pratos, acho até mais gostoso. Segue abaixo receitas de alguns petiscos, uma entrada, duas opções de prato principal e uma desobremesa, para 8 pessoas, além de sugestão de alguns vinhos para acompanhar. Merveilleux!
PARA ABRIR O APETITE:
- Uma cestinha de pequenos pães (ciabata, baguete, brioches)
- Manteiga servida num potinho de vidro
- Mostarda dijon servida num potinho de vidro
- Fatias de queijos diversos (sugestões: Gouda, Brie, Roquefort, Gruyére, etc) servidos em uma tábua de madeira ou de vidro com faquinhas para cada um. Ao lado, coloque um pote com uma mistura de mel e nozes moídas e também um pote com geléia de amoras (ou de framboesa, damasaco..)
- Patê de Fois Gras (patê de fígado de ganso), comprado em empórios de importados.
ENTRADA
Salade Vert avec Chévre Chaud
12 xícaras de folhas verdes (alface lisa, endívia, rúcula, agrião, etc, na proporção que achar melhor)
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
16 fatias de aproximadamente 1 cm de baguete
2 queijos de 160g de cabra ( tipo chevrotin ou crottin)
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
12 colheres (soap) de azeite extra virgem
Pimenta-do-reino
Açúcar
Sal à gosto
Após lavar bem as folhas, coloque-as numa saladeira e reserve. Numa pequena tigela, misture o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta até dissolver bem. Adicione o azeite e bata com um garfo, até que o molho fique aveludado. Ajuste o sal conforme seu gosto e adicione um pouco de açúcar para controlar a acidez. Reserve. Uns 20 minutos antes de servir, pré-aqueça o forno à 220ºC e disponha as fatias de pão numa assadeira. Corte cada cilindro de queijo em 8 fatias (16 no total), coloque sobre as fatias de pão, regue com azeite e uma pitada de pimenta do reino . Leve ao forno por 10 minutos para dourar o pão e derreter o queijo. Na hora de servir, regue a salada com o molho e disponha duas fatias das torradinhas em cada prato.
PRATO PRINCIPAL
(duas opções)
As duas opções podem ser servidas com arroz branco ou com purê de abóbora. A receita do purê está listada após as duas opções de carnes.
1º opção:
Pato com ervas e molho agridoce
2 patos grandes bem limpos
2 folhas de louro
1 maço grande de manjeiricão
1 maço grande de salsinha
1/3 maço de cebolinha
1/3 maço de hortelã
10 folhas grandes de sálvia
2 ramos de alecrim
6 ramos de tomilho
6 dentes de alho
2 talos de salsão em pedaços grandes
1 talo de alho-poró cortado em rodelas grossas
2 cebolas médias cortadas em 4 partes
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
40g de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de vinho tinto
3/4 de xícara de açúcar
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Manteiga para untar
Tempere os patos com sal e pimenta por dentro e por fora e nas cavidades de cada um, coloque uma folha de louro, alguns ramos de cada uma das ervas selecionadas e 3 dentes de alho. Amarre as pontas das coxas mara manter a forma e transfira os patos para um caldeirão grande. Faça um ramalhete com as ervas restantes, coloque no caldeirão, junte o salsão, o alho poró, a celoa, a pimenta em grãos e uma colher de sopa de sal, cubra com água e aqueça. Quando ferver, retire a espuma que subir, tampe parcialmente a panela, abaixe o fogo e cozinhe por mais ou menos uma hora e meia, quando a carne deverá estar macia, e as coxas movimentando-se com facilidade. Transfira os patos para uma assadeira grande untada previamente com manteiga, com o lado do peito para cima, besunte-os com manteiga e regue com o vinho. Essa primeira parte pode ser feita um dia antes, assim que acabar, cubra com papel alumínio e deixe na geladeira.
Continuando: Descarte a gordura do caldo com uma concha, coloque umas duas folhas de papel absorvente na superfície para ajudar a tirar o excesso de gordura e passe por uma peneira. Separe 2 xícaras do caldo para o molho e guarde o restante. Misture o vinagre e o açúcar numa panela média, aqueça e deixe ferver até encorpar e cobrir o dorso da colher, depois junte o caldo reservado e deixe no fogo até encorpar de novo. Acerte o sal e a pimenta no final. Trinta minutos antes de servir, aqueça o forno a 220ºC. Leve os patos ao forno de 15 a 20 minutos, até que estejam com a pele dourada e crocante. Sirva os patos já fatiados, com o molho em cima.
2º opção
Filé mignon com shiitake, mussarela e tomate ao molho poivre
1 peça de filé-mignon, já sem as pontas, com mais ou menos 1,5kg
Azeite
1 cebola média
3 dentes de alho
1 xícara de uma mistura de folhas de salsinha e manjeiricão
3 ramos de tomilho
1 1/2 xícara de vinho branco
10 shiitakes grandes, com tamanho uniforme
3 tomates bem vermelhos
3 bolas grandes de mussarela de búfala
1/4 xícara de conhaque
1 xícara de caldo de carne
2 colheres (sopa) de pimenta verde em conserva (poivre-vert)
3 colheres (sopa) de creme de leite
Sal e pimenta do reino à gosto
Aqueça o forno a 240ºC e unte uma assadeira grande com azeite. Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande e doure uma peça de filé mignon de todos os lados. Guarde o molho da própria carne. Bata no processador 1/4 de xícara de azeite, a cebola, o alho, a salsinha, o manjericão, o tomilho, 1/2 xícara de vinho, sal, pimenta e reserve. Descarte o cabinho do shiitake, coloque numa tigela com sal, pimenta e duas colheres da pasta das ervas e misture. Corte os tomates e as bolas de mussarela. Coloque o filé sobre uma tábua, divida em 10 fatias iguais, mas sem cortar até o final, para manter a peça de filé unida. Quando faltar mais ou menos um centímetro para chegar à base, pare de cortar. Polvilhe tudo com sal e pimenta e em cada vão da carne espalhe um pouco da pasta de ervas, coloque um shiitake, uma rodela de tomate e uma mussarela. Pressione paara unir e coloque na assadeira. Regue com o vinho restante, abaixe a temperatura do forno para 200ºC e asse por uns 30 minutos até ficar ao ponto. Para o molho, junte o conhaque à frigideira, onde o molho da própria carne ficou, aqueça e mexa para soltar o fundo. Junte o caldo de carne, ferva até reduzir pela metade, passe por uma peneira e coloque numa panelinha. Transfira o filé para uma travessa, cubra com papel alumínio, e deixe descansar por 15minutos. Leve a assadeira diretamente ao fogo, junte um pouco de água para soltar o fundo. Passe por uma peneira, acrescente ao molho da panelinha, junte a pimenta-verde e o creme de leite, ferva por uns dois minutos, ajuste o sal e sirva com os filés.
Purê de abóbora
2 kg de abóbora bem madura
2 cebolas média picadas
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite
50g de queijo parmesão
Sal à gosto
Cozinhe as abóboras com casca. Depois retire as cascas e passe a polpa pelo espremedor. Pique bem a cebola e refogue na manteiga. Quando a cebola estiver dourada, coloque a abóbora. Mexa bem e aos poucos adicione o leite. Quando estiver quase no ponto, adicione o queijo e acerte o sal.
VINHOS
Cabernet Sauvignon Salton Talento (Brasil) |
Malbec Santa Helena Vernus (Chile) |
Syrah Domaine de la Citadelle Le Châtaignier (França) |
Eu particularmente sou apaixonada pelo vinho Salton Talento. Muita gente tem preconceito com o vinho nacional, mas este é espetacular. É muito saboroso e não pesa, é um dos pouquíssimos vinhos que consigo beber bastante. Normalmente paro na primeira taça, já que logo enjôo, mas o Salton Talento é diferente. Só experimentando pra saber do que estou falando! Ele não é um vinho super barato mas também não é inacessível. No mercado dá pra encontrar de R$70 a R$80. É meu preferido e acompanha muito bem carnes!
SOBREMESA
Profiteroles com calda de chocolate
Para as bombinhas:
1 1/2 xícara de água
200gr de manteiga gelada em cubinhos
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
8 ovos
500g de sorvete de creme
Manteiga para untar
Para a calda:
400gr de chocolate meio amargo
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar mascavo
Para a bombinha, aqueça o forno a 200ºC e unte uma assadeira com manteiga. Aqueça a águam a manteiga, o açúcar, e o sal numa openala média e espere ferver. Junte a farinha de uma só vez, e sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bole que se solte da panela. Passe para a tigela da batedeira e, sempre batendo, junte o primeiro ovo, bata até incorporar, junte mais um ovo e continue batendo. Prossiga da mesma forma até o 7º ovo. Como o tamanho dos ovos varia muito e a massa não deve ficar firme nem mole demais, quebre e misture o 8º ovo numa tigelinha e junte aos poucos. A massa deve ficar lisa e brilhante. Prepare as bombinhas de uns 2 cm na assadeira com um saco de confeitar ou com duas colheres de chá. Asse por 20 minutos, até que estejam bem crescidas e douradas de todos os lados. Retire do forno, deixe esfriar e solte da assadeira. Corte uma tampinha no topo de cada bombinha e receheie com 1/2 colher de sopa de sorvete, Tampe, coloque numa assadeira, cubra com flime plástico e leve ao freezer por pelo menos uma hora.
Para a calda, coloque o chocolate numa tigela. Aqueça o creme de leite numa panelinha, espere ferver, junte o açúcar, desepeje sobre o chocolate e mexa até alisar. Na hora de servir, distribua as bombinhas sobre um prato grande e regue com a calda quente de chocolate.
CAFÉ
Sirva o café junto com petit-fours ou com macarons, docinhos típicos da França.
Bom, é isso! Espero que gostem e que o petit comité française em suas casas faça muito sucesso!
Au revoir et à tout a l'heure!
Nenhum comentário:
Postar um comentário