Pessoal, hoje vou falar de um livro que me marcou muito, pela história triste e que mostra a dura realidade dos judeus da Polônia na década de 40, quando houve a invasão nazista. É uma história muito triste, mas acho que todos nós precisamos de uma injeção de realidade neste nível, para talvez agradecermos não termos passado por esta situação ou também para enterdermos o quão grave e cruel foi esta época para os judeus e outras minorias.
A história principal é fictícia, mas o ambiente em que se passa é completamente verdadeiro, tanto que me emocionei de verdade em várias passagens do livro, sem conseguir parar de ler com esperança de que conseguisse achar um final feliz.
Erik Cohen, velho psiquiatra judeu, conta a história a partir de sua própria visão. Com a ocupação nazista na Polônia, vai morar com sua sobrinha e o filho dela, Adam. Mesmo sendo um bom homem, a convivência com o sobrinho neto não é muito boa no começo, mas ele vai aprendendo a lidar com a criança, e este acaba gostando das histórias que o tio avô lhe conta. Com toda a opressão alemã, Erik aconselha Adam a não ir muito longe, e tomar muito cuidado, entretanto, em um certo dia o menino desaparece, e o corpo é achado com uma das pernas cortadas, sobre o muro que separava a Varsóvia cristã da judia. O mistério fica ainda mais intenso quando outro menino é encontrado morto, também mutilado.
Erik não se conforma com esta situação, quem poderia ser capaz de tanta maldade? Era muito provável que os próprios nazistas, mas será que talvez houvesse um judeu traidor? Com a ajuda de seu melhor amigo, Izzy, Erik engaja-se numa investigação sinistra e extremamente perigosa.
Durante a trajetória você vai querer tentar entender a causa de tanta crueldade, e com certeza vai acabar a leitura se sentindo diferente de alguma forma, tentando ser mais humano e acolhedor com outras pessoas. Não dá para não gostar desse livro, muito embora a história possa lhe causar um certo escorrer de lágrimas, mas lembrar o horror do genocídio que houve é necessário para que nunca mais aconteça.
Espero que gostem....
Nenhum comentário:
Postar um comentário